O que é um Business Partner?

O objetivo do Business Partner, ou BP, é conectar as áreas de gestão de pessoas e de negócios. Entretanto, a maioria das empresas desconhecem as exatas tarefas do cargo e acabam encontrando dificuldades para concretizar esse objetivo.

Business Partner é um conceito que surgiu há mais de 30 anos, mas que ainda gera muitas dúvidas sobre o que é e qual é o seu papel em uma organização.

O que é Business Partner?

Business Partner é um consultor interno responsável pela gestão inteligente de pessoas alinhada às estratégias de negócio de uma empresa. Ele atua como mediador entre a alta gestão da empresa e as diversas equipes, visando potencializar os resultados do negócio.

É um profissional que tem por objetivo unir o desenvolvimento humano e os recursos financeiros em uma única estratégia. Ele deve unir a área de RH com a de Negócios, alinhando os focos, as atuações e as necessidades das duas partes.

O Business Partner opera como mediador entre as lideranças e liderados, e sua função consiste em orientar nas tomadas de decisão mais estratégicas da empresa. Também garante que as necessidades de ambas as partes sejam supridas, otimiza o andamento e a qualidade dos projetos e processos da organização. O resultado é uma melhora nos processos da empresa e o alcance de metas e objetivos.

É o profissional que trabalha na ponta e em linha com as estratégias, olhando para o presente e para o futuro, para dentro e para fora, ele que interpreta e desenha cenários e usa as ferramentas do design. Tendo como função construir projetos e soluções que tenham valor para as pessoas, para o negócio e que sejam sustentáveis.

Qual é o papel de um Business Partner?

É potencializar a performance e aumentar a eficiência organizacional. O mesmo deve mover as práticas e metas do RH para que elas sejam elementos de apoio às estratégias e objetivos do negócio. Trabalhando como um consultor da alta gestão da empresa, dando informações para auxiliar na tomada de decisões e atuando como elo entre gestores e equipes.

O profissional que vai atuar como BP deve ser treinado para desenvolver um olhar estratégico e aprofundado do negócio. Ele deve considerar os objetivos e particularidades, atentando-se para as especificidades relativas à gestão de pessoas.

Além da análise e do planejamento, o BP também desempenha muitas outras funções. Desde aconselhar os líderes, mapear necessidades de treinamento, e até mesmo revisar as políticas da organização. Entre as suas funções, podemos perceber que ele é uma peça muito importante para o trabalho do RH.

Principais atribuições do Business Partner

Um BP tem quatro atribuições que são chaves para o seu bom desempenho. A função de parceiro estratégico, de mediador relacional, de gestor de operações e também de socorrista.

Como parceiro estratégico, esse profissional deve participar da construção do planejamento estratégico, ajudar a identificar os melhores talentos, analisar indicadores de negócio e do RH, criando estratégias preventivas. Além de entender a arquitetura organizacional e como isso impacta nas pessoas, cultura e negócio, também deve agir como um guardião da cultura conciliando ou intervindo nas decisões dos gestores.

Com a função de mediador relacional, o BP deve conhecer, consultar, questionar, aconselhar e ouvir os colaboradores e clientes mediando nos assuntos importantes. Já como gestor de operações seu papel é garantir admissão e onboarding de novos colaboradores, levantar necessidades de treinamento e garantir workflows de pessoas, tais como férias, transferências, ponto e centro de custos.

A atribuição que leva o nome e se resume a de socorrista é de resolver problemas específicos ao nível das unidades, além de mediar e acompanhar a solução de problemas dos colaboradores com o RH e também mediar os conflitos a respeito de ações disciplinares. Atuando em retenção de forma reativa e tirando dúvidas sobre políticas e processos da empresa.

O BP no processo de desenvolvimento de líderes

Um líder recebe ensinamentos de estratégia, foco, conhecimento de processos prioritários da empresa que determinam resultados obtidos e conhecimento intra e interpessoal. Como já citado anteriormente, o BP opera como mediador entre as lideranças e liderados, e sua função também consiste em orientar os líderes na tomada de decisão mais estratégicas da empresa. Isso impacta diretamente no processo de desenvolvimento dos líderes, que deve ser feito em parceria com o RH.

A gestão de pessoas envolve acontecimentos cotidianos que, às vezes, só podem ser resolvidos com orientação e auxílio de outra pessoa. O BP analisa muitos processos para que ele possa orientar o RH e os líderes nas tomadas de decisão. Tais como dados de desempenho, de alinhamento cultural, de performance de metas, rotatividade, absenteísmo, diferenças entre as áreas, alinhamento estratégico, clima organizacional, entre outros.

Conclusão

O Business Partner tem como função conectar as áreas de gestão de pessoas e de negócios, construindo projetos e soluções que tenham valor para as pessoas, para o negócio e que sejam sustentáveis. O profissional que vai atuar como BP deve ser treinado para desenvolver um olhar estratégico e aprofundado do negócio. Além de estar profundamente ligado com a área de RH.

Compartilhe nas redes sociais