Treinamento de Pessoas

Treinamento de Pessoas

Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que as empresas tenham profissionais capacitados para oferecer serviços e produtos de qualidade. Empresas que não treinam seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos.

Um bom treinamento ajuda a organização a reter grandes talentos, auxilia no alinhamento com a cultura organizacional e prepara para demandas específicas. Os benefícios são diversos e garantem o desenvolvimento de competências do seu time, além de aumentar a produtividade e diminuir o retrabalho, o que consequentemente reduz os custos gerando uma economia maior para a empresa.

Percebeu como você e sua empresa só têm a ganhar ao investir no Treinamento dos colaboradores?

Diferença entre Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e desenvolvimento de pessoas são conceitos complementares. Ambos visam a capacitação dos funcionários de uma empresa, mas existem diferenças importantes, você sabe quais são?

Treinamento

Os treinamentos são ações que visam capacitar a curto e médio prazo para suprir necessidades imediatas, ou seja, é uma ação de recursos humanos pontual. Por exemplo, você pode notar a dificuldade de uma equipe em executar uma tarefa ou manusear um software e, assim, promover um treinamento que sana essa dificuldade. Portanto, uma oficina prática de poucas horas poderia resolver.

Existem treinamentos para diferentes instâncias, como: habilidades técnicas, motivação, integração e liderança. Assim, a dica é que a equipe de RH saiba oferecer a atividade certa para cada público e situação, tendo em vista que diversos métodos podem ser aplicados.

Desenvolvimento

Já um programa de desenvolvimento de pessoas está diretamente ligado a uma série de treinamentos. Mas para que seja efetivo, ele deve ocorrer de forma contínua e planejada, ao longo de toda a experiência de um colaborador como parte de uma organização.

O desenvolvimento de pessoas engloba um conjunto de práticas de capacitação pessoal e profissional. Dentre elas, podem fazer parte não apenas treinamentos, mas também palestras, conversas, feedbacks e momentos de confraternização.

Vantagens do Treinamento e Desenvolvimento de pessoas?

Quando determinadas tarefas não alcançam o nível de produtividade que deveriam, é feito um diagnóstico que identifica a melhor forma de contornar a situação. São levantados os pontos críticos da realização das tarefas e a partir deles, é criada uma reação às necessidades identificadas e isso se converte em um treinamento.

Não há dúvidas quanto à importância do Treinamento e Desenvolvimento de pessoas nas organizações. Treinar e desenvolver são questões fundamentais para o crescimento de uma empresa e devem acontecer de maneira equilibrada, contando com a orientação dos profissionais de RH.

É importante preparar os colaboradores de todos os níveis hierárquicos para suas respectivas funções, mas também é preciso desenvolvê-los para que estejam preparados para os desafios organizacionais futuros.

Ao investir em treinamento e desenvolvimento, a empresa usufrui de uma série de vantagens. Veja a seguir!

1. Retenção de talentos

Uma organização que busca capacitar os membros de acordo com as necessidades do mercado ou uma que cobra resultados sem treinar e desenvolver a equipe? A primeira realidade parece mais atrativa para quem pensa em traçar uma carreira e se manter em uma instituição.

Assim, um treinamento te ajudará a diminuir as taxas de turnover da empresa exatamente por isso. Além de mais preparados, os profissionais que enxergam a capacidade de desenvolver competências dentro de uma organização tendem a permanecer nela.

2. Qualidade de produtos e serviços

Profissionais capacitados produzem melhor que aqueles que não conhecem o padrão de qualidade de uma instituição. Por exemplo, um recém-chegado na empresa pode replicar metodologias de experiências anteriores se não tiver orientação.

Agora, imagine 20 pessoas aplicando métodos diferentes na criação de um mesmo produto ou prestação de um mesmo serviço. Não existirá um padrão e isso provavelmente vai refletir na qualidade do produto final, visto que não há como garantir as características que chegarão ao consumidor final.

3. Produtividade

A prática leva a perfeição? Talvez, mas certamente ela melhora e agiliza a execução. Com treinamento e capacitação o colaborador pode otimizar seu tempo de trabalho e produzir mais e melhor.

Dessa forma, a empresa investe no time e obtém retorno. Ela reduzirá custos de contratação de novos profissionais para a execução de mais trabalhos. O profissional capacitado saberá o que fazer e será capaz de atuar em diversas demandas.

4. Atualização

Na busca de novos treinamentos e atividades de desenvolvimento pessoal e profissional, a equipe de RH precisa se manter atualizada com as tendências e novidades do mercado. Assim ela saberá para que os colaboradores devem ser preparados e buscará novas ferramentas que tragam mais eficiência às atividades diárias da organização.

Novas tecnologias surgem diariamente e sua equipe não pode ficar defasada quanto a isso. Atualmente, existem plataformas que podem otimizar diversos processos dentro de uma organização, como algumas tarefas de marketing e até mesmo de RH.

5. Motivação

Um profissional que percebe o investimento da empresa em seu desenvolvimento pessoal e profissional se sente valorizado. Isso traz benefícios a todos! Melhora o clima organizacional, a saúde e qualidade de vida no trabalho, além de motivar o colaborador na execução do serviço.

Dessa forma, uma equipe motivada produz com mais qualidade e atrai bons parceiros e profissionais à instituição!

Conclusão

Um bom Treinamento garante o desenvolvimento de competências do seu time, além de aumentar a produtividade e diminuir o retrabalho. Ou seja, a empresa só tem a ganhar ao investir no crescimento de seus colaboradores!

Se você deseja treinar seus colaboradores, conheça o treinamento “ACORDE AGORA”. Lá você encontra este e muitos outros, disponíveis em nosso site GRUPO HSPAIVA.

Compartilhe nas redes sociais